UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO: CONHECENDO OS LIMITES DE NOSSO CORPO E O CEFET/RJ – CAMPUS PETRÓPOLIS

Marcelo Faria Porretti, Wellita Martins Klein

Resumo


Este artigo trás um relato das experiências vivenciadas pelo projeto de extensão Conhecendo os limites de nosso corpo e o CEFET/RJ – Campus Petrópolis. Nosso objetivo neste trabalho é refletir sobre a democratização do ensino e sua importância na formação integral do ser humano. Através de metodologia de pesquisa qualitativa adentramos o campo da importância da Educação Física Escolar e do ensino público, gratuito e de qualidade. Como resultados até o momento, notamos a presença hegemônica do esporte nas aulas curriculares de educação física. Obtivemos também um número significativo de inscritos no processo seletivo em virtude de participação no projeto sendo que 20% dos discentes ingressantes na turma do 1º ano 2016 participaram do projeto, e 5% só ficaram sabendo da existência do CEFET/RJ – Campus Petrópolis através deste projeto. Concluímos por hora que abordar a importância da Educação Física Escolar e a divulgação do CEFET/RJ - Campus Petrópolis obteve boa receptividade, tanto por conta dos alunos que nos visitaram como pelos docentes e diretores envolvidos nas visitas ao projeto. Fazendo com que a educação seja fortalecida.

Palavras chave: Corpo Humano, Informação, Ensino Médio Integrado;


Referências


ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando (orgs.). O Método nas Ciências Naturais e Sociais. 2. ed. São Paulo: Thompson, 2002.

BARBOSA, Cláudio L. de Alvarenga. Educação Física Escolar: da alienação à libertação. Petrópolis: Vozes, 1997.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na Escola: Questões e Reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física no ensino Superior. Educação Física na Escola: Implicações Para a Prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

FARINATTI, Paulo de Tarso Veras; FERREIRA, Marcos Santos. Saúde, promoção da saúde e educação física: conceitos, princípios e aplicações. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2006.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

SOARES, Carmem Lúcia; TAFFAREL, Celi Neuza Zülke; VARJAL, Elizabeth; FILHO, Lino Castellani; ESCOBAR, Micheli Ortega; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Endereço postal

 

Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes Pró-Reitora de Extensão Coordenação Editorial da Revista Intercâmbio

Av. Ruy Braga, Predio 05, Sala 210, Campus Universitário Prof. Darcy Ribeiro CEP: 39401-089 - Montes Claros / MG

 

Contato Principal

Jussara Maria de Carvalho Guimarães
Telefone: (38) 3229-8160
E-mail: revista.intercambio@unimontes.br

Daniela Imaculada Pereira Costa
Telefone: (38) 3229-8160
E-mail: revista.intercambio@unimontes.br

Secretário Executivo

Icaro George Lanzarini Pimentel
Telefone: (38) 3229-8300
E-mail: revista.intercambio@unimontes.br