Álbum de Montes Claros (1927). Estudo crítico a partir das fotografias de Serafim Facella (1927-1939)

Juçara de Souza Nassau

Resumo


A pesquisa - realizada no Mestrado em Arte e Cultura Visual- investiga a produção de álbuns fotográficos de cidades, realizados nos fins do século XIX e nas primeiras décadas do século XX no Brasil. Buscamos refletir sobre o uso da fotografia como propaganda das transformações urbanas, da representação visual e social através dos álbuns de cidade e da consequente documentação da memória da cidade. Estudamos em particular o Álbumde Montes Claros, cidade do Norte de Minas Gerais, produzido em 1927, e através de sua desmontagem, desenvolvemos uma nova versão[1], com a inclusão das fotografias realizadas por Serafim Facella (1893-1980) no período de 1927 e 1939.Nessa perspectiva, entendemos a expressiva importância do conjunto fotográfico realizado por Serafim Facella, que consideramos ser o primeiro fotógrafo de Montes Claros. Reunimos suas fotografias urbanas durante a fase inicial da pesquisa e vimos crescer a sua importância ao longo da dissertação, já que apresenta elementos importantes para a reconstrução da memória da cidade.Da problematização do uso da fotografia como documento, discutimos a veracidade dos fatos, tanto sob a perspectiva dos produtores dos álbuns de cidade, da posição do fotógrafo e do observador, receptor dessas imagens. Tomamos a imagem enquanto algo constituído de indícios do passado, verificando que tanto o oculto quanto o aparente na imagem abrigam elementos relevantes para a apreensão de seu conteúdo. Assim, redimensionamos a importância das fotografias como instrumentos de pesquisa, principalmente ao relacioná-las com outras fontes fundamentais para a reconstituição histórica. Todas essas dinâmicas constituíram um desafio ao longo da escrita dessa dissertação ao conduzir-nos a uma atenção mais detida no que se faz visível e invisível nas imagens.A partir daí compreender as imagens da cidade como representações urbanas compostas por valores e significados específicos e expor não a cidade que se queria moderna, mas a cidade que se quer humana.


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