A percepção das crianças com idades variadas acerca dos fenômenos da natureza: vulcão, neve, relâmpago e arco-íris

Isabella Lima de Souza, Lara Pereira Silva, Alessandra Rodrigues Chaves, Tawane Raquel Fernandes de Souza, Jussara Maria de Carvalho Guimarães

Resumo


A presente pesquisa é um relato de experiência, proveniente da intenção de identificar e compreender a percepção que as crianças com idades de 5,7 e 9 anos, possuem sobre os fenômenos da natureza. Como há poucos escritos sobre a temática, o interesse foi despertado através de uma sensação de incômodo pela escassez de trabalhos e pesquisas desenvolvidas.

A referida pesquisa está situada no campo de estudos das Ciências da Natureza com enfoque no pensamento infantil. Possui uma abordagem qualitativa, realizada de maio a junho de 2019, em contextos não escolares no município de Montes Claros/MG, e faz parte das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos das Infâncias e Adolescências – NINA.


Referências


BRASIL. Referencial Curricular Para a Educação Infantil/ Ministério da Educação e do desporto, secretaria de educação fundamental. ¬– Brasília: MEC/SEF, 1998.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

PRODANOV,Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico.2ed.Novo Hamburgo-RS, 2013.

https://www.hipercultura.com/teoria-de-piaget/ Acesso em 15 junho de 2019.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Endereço postal

 

Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes Pró-Reitora de Extensão Coordenação Editorial da Revista Intercâmbio

Av. Ruy Braga, Predio 05, Sala 210, Campus Universitário Prof. Darcy Ribeiro CEP: 39401-089 - Montes Claros / MG

 

Contato Principal

Daniela Imaculada Pereira Costa
Telefone: (38) 3229-8160
E-mail: revista.intercambio@unimontes.br

Secretários Executivos

Iury Veloso - Antony Willian 
Telefone: (38) 3229-8300
E-mail: revista.intercambio@unimontes.br