Corpos fantás(má)ticos: a imagem médica sobrevivente

Juçara de Souza Nassau

Resumo


A partir do acervo fotográfico do médico e artista plástico búlgaro Konstantin Christoff (1923-2011) discutimos a apropriação e manipulação de suas fotografias produzidas no contexto médico, na década de 1950. Interessam-nos especificamente os retratos dos enfermos internados na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros-MG realizados nesse período e guardados pelo próprio médico/fotógrafo tanto em imagens negativas quanto positivas. Considerando essas imagens vivas, discutimos o seu ressurgimento após visualizá-las e transformá-las em imagens digitais.

Referências


BARTHES, R. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Trad. Maria Tereza R. de Carvalho Barrocas. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1978.

CASCAIS, A. F. Hermafroditismo e intersexualidade na fotografia médica portuguesa. Comunicação e Sociedade, vol. 32, 2017. http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2751/2659 Acesso em 12 fev. 2018.

CHRISTOFF, M. E. C. R. As imagens da estética do grotesco na arte de Konstantin Christoff. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2008.

DIDI-HUBERMAN, G. Invenção da histeria: Charcot e a iconografia fotográfica da Salpêtrière. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.

ENTLER, R. Um pensamento de lacunas, sobreposições e silêncios. In: SAMAIN, Etienne (org.). Como pensam as imagens. Campinas, SP: Unicamp, 2012.

LACERDA, A. L. A Fotografia nos arquivos: a produção de documentos da Fundação Rockefeller durante o combate à febre amarela no Brasil. Tese (Doutorado em História Social). Universidade de São Paulo (USP), 2008. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-11092008-145559/publico/TESE_ALINE_LOPES_DE_LACERDA.pdf Acesso: em 12 out. 2017.

MELLO, M. T. V. B. Imagens da memória: uma história visual da malária (1910-1960). Tese (Doutorado em História). UFF. Niteroi, Rio de Janeiro,2007. Disponível em http://www.historia.uff.br/stricto/teses/Tese-2007_MELLO_Maria_Teresa_Villela_Bandeira-S.pdf Acesso: em 20 fev. 2017.

ORTEGA, F. O corpo incerto: corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

SICARD, M. A fábrica do olhar: imagens da ciência e aparelhos de visão (século XV-XX). Trad. Pedro Elói Duarte. Lisboa: Edições 70, 2006.

SAMAIM, E. Aby Warburg. Mnemosyne. Constelação de culturas e ampulheta de memórias. In: SAMAIN, E. (org.). Como pensam as imagens. Campinas, SP: Unicamp, 2012.

SANTOS, G. Informatização de acervos fotográficos. Revista do Arquivo Público Mineiro. Vol. 43. Jun./Jul de 2007. Disponível em: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br Acesso: em 10 jan. 2018.

SONTAG. S. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SOULAGES, F. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Senac, 2010.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Endereço postal

 

Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes Pró-Reitora de Extensão Coordenação Editorial da Revista Intercâmbio

Av. Ruy Braga, Predio 05, Sala 210, Campus Universitário Prof. Darcy Ribeiro CEP: 39401-089 - Montes Claros / MG

 

Contato Principal

Daniela Imaculada Pereira Costa
Telefone: (38) 3229-8160
E-mail: revista.intercambio@unimontes.br

Secretários Executivos

Iury Veloso - Antony Willian 
Telefone: (38) 3229-8300
E-mail: revista.intercambio@unimontes.br