A CONCEPÇÃO DOCENTE E A ARTE CONTEMPORÂNEA

Dilma Marques Silveira Klem, Andry Marcia Lopes, Isabel Francine

Resumo


O projeto Arte na Escola é uma associação civil nacional que qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte por meio da formação continuada de professores da Educação Básica em âmbito nacional. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é um polo do Arte na Escola e desenvolve ações de extensão que incentivam a formação continuada do arte-educador. Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação do projeto Arte na Escola/Unimontes e configura-se em uma pesquisa-ação com sete arte-educadores da educação básica, consistindo em etapas de investigação, reflexões e práticas com o tema proposto. Este artigo traz os resultados obtidos nas investigações de fevereiro de 2014 a julho de 2015. Para isso, foram realizadas entrevistas, grupos de estudos e oficinas que traziam reflexões com os pesquisados. Constatou-se que Arte Contemporânea não era prática constante nas aulas de Artes da maioria dos entrevistados, e partir das ações desenvolvidas com os mesmos, ficou clara a mudança de concepção dos professores sobre a arte contemporânea. Como reflexo na concepção docente, houve uma mudança de postura desses professores, que, cientes da relevância em trabalhar a temática, demonstraram maior interesse em conhecê-la e ainda a pesquisa-ação em processo já começaram a desenvolver práticas em suas aulas com tal tendência.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Endereço postal

 

Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes Pró-Reitora de Extensão Coordenação Editorial da Revista Intercâmbio

Av. Ruy Braga, Predio 05, Sala 210, Campus Universitário Prof. Darcy Ribeiro CEP: 39401-089 - Montes Claros / MG

 

Contato Principal

Daniela Imaculada Pereira Costa
Telefone: (38) 3229-8160
E-mail: revista.intercambio@unimontes.br

Secretários Executivos

Iury Veloso - Antony Willian 
Telefone: (38) 3229-8300
E-mail: revista.intercambio@unimontes.br