A EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM NA GESTÃO DO CUIDADO NO CONTEXTO OBSTÉTRICO

Cássio de Almeida Lima, Amanda Fonseca Moura Lafetá, Bruno Pereira de Paula, Luiz Eduardo Silveira Leite, Patrícia Alves Paiva, Simone Guimarães Teixeira Souto, Mírian Alves Faustino Mendes, Neiva Aparecida Marques Diamantino, Edna de Freitas Gomes Ruas

Resumo


É necessário destacar a importância de analisar o contexto organizacional em que estão incluídas as ações do profissional enfermeiro como supervisor. Já que o enfermeiro utilizará de estratégias particulares para o desenvolvimento de ações de educação continuada, as quais serão responsáveis por conduzir os recursos humanos em meio ao ensino e aperfeiçoamento profissional. Nesse sentido deverão ser debatidas as políticas de saúde dos estabelecimentos de assistência à saúde, suas técnicas, instrumentos e resultados diante das práticas da equipe supervisionada. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve com objetivo descrever a experiência de extensão dos graduandos em enfermagem na gestão do cuidado no contexto obstétrico/materno. A presente experiência evidenciou que a gestão do cuidado no contexto obstétrico e materno, quando contextualizada à luz da inserção dos graduandos em enfermagem na prática da assistência, demonstra ser relevante para a assistência em enfermagem e a atuação do enfermeiro, sobretudo ao se considerar esse profissional como líder da equipe de enfermagem. Torna-se possível fomentar melhorias na assistência prestada aos clientes, uma vez que são indicadas as conformidades e não conformidades por meio da análise do ambiente e do processo de trabalho. 

 


Referências


BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. SUS: avanços e desafios. Brasília: CONASS, 2006.

KURCGANT, P. Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

NASCIMENTO, A.C.E.C.; PINTO, A.L.R.; PEREIRA, C.R.A.; SOUZA, F.E.P.; VIEIRA, Z.R.S. A importância da supervisão de enfermagem nas instituições de saúde. Revista Saúde e Pesquisa, v. 6, n. 2, p. 339-343, maio/ago. 2013.

RODRIGUES, B.G.; LIMA, C.A.; CARDOSO, N.R.; ROCHA, P.T.; OLIVEIRA E SILVA, C.S.; GONÇALVES, R.P.F. Gerenciamento da assistência de enfermagem: estudo de caso na clínica médica de um hospital universitário. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, Goiânia, v. 05, n. 01, p. 253-262, 2014.

SOUZA E SOUZA, L.; SOUZA, A.M.V.; PEREIRA, K.G.; FIGUEIREDO, T.; BRETAS, T.C.S.; MENDES, M.A.F.; OLIVEIRA E SILVA, C.S. Matriz Swot como ferramenta de gestão para melhoria da assistência de enfermagem: estudo de caso em um hospital de ensino. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, Goiânia, v. 04, n. 01, p. 1911-1921, 2013.

SOUZA, P.C.; SCATENA, J.H.G. Avaliação da qualidade da assistência hospitalar do mix público-privado do Sistema Único de Saúde no estado de Mato Grosso: um estudo multicaso. Revista de administração hospitalar e inovação em saúde, v. 15, n. 59, p. 79-88, abr-jun 2013.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Endereço postal

 

Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes Pró-Reitora de Extensão Coordenação Editorial da Revista Intercâmbio

Av. Ruy Braga, Predio 05, Sala 210, Campus Universitário Prof. Darcy Ribeiro CEP: 39401-089 - Montes Claros / MG

 

Contato Principal

Jussara Maria de Carvalho Guimarães
Telefone: (38) 3229-8160
E-mail: revista.intercambio@unimontes.br

Daniela Imaculada Pereira Costa
Telefone: (38) 3229-8160
E-mail: revista.intercambio@unimontes.br

Secretário Executivo

Icaro George Lanzarini Pimentel
Telefone: (38) 3229-8300
E-mail: revista.intercambio@unimontes.br