A abordagem de gênero e diversidade sexual nos anos iniciais do ensino fundamental

Sandy Aparecida Barbosa Magalhães

Resumo


Trata-se de pesquisa situada no campo de estudos sobre Gênero e Diversidade Sexual e tem por objetivo discutir a abordagem de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no que tange a construção de gênero. A pesquisa tem como objeto de estudo professores, sendo que a imersão no campo orienta-se pela seguinte questão analítica, as ações dos docentes têm colaborado para práticas não excludentes, não binárias e não heteronormativas? A pesquisa é de natureza qualitativa, que tem por lócus escolas públicas do Município de Montes Claros, dispõe por instrumento a observação assistemática. A relevância da pesquisa associa-se com o fato de que a escola opera significativamente na construção de gênero, assim, faz-se necessário considerar a abrangência que caracteriza os sujeitos para educar na diversidade. Para fundamentação das análises foi considerado autores que discutem a questão, dentre eles Louro (1997), Figueiró (2007) e Foucault (2014). Conclui-se que temas referentes à Gênero e Diversidade Sexual, ainda, expressa por parte dos educadores uma abordagem imprecisa. A escola busca disciplinar os corpos dos educandos dentro de uma lógica dicotômica resultando o feminino e o masculino em uma forma fixa, preestabelecida, ignorando ou rejeitando todos os indivíduos que socialmente não se enquadram nesses padrões.

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