A PERCEPÇÃO DA CRIANÇA/ALUNO EM RELAÇÃO AOS ESPAÇOS ESCOLARES

Ruth Macedo de Oliveira, Dardane Martins Borges Fernandes, Elly Naiara de Jesus Dias, Ilma Gonçalves Lafetá, Jussara Maria de Carvalho Guimarães

Resumo


A presente proposta de pesquisa situa-se no campo da educação e tem por objetivo investigar as Percepções da Criança/Aluno em Relação ao Ambiente Escolar. O interesse pelo tema se pelo desejo de conhecermos de conhecermos quais são os espaços que as crianças preferem ou não no ambiente escolar. A pesquisa foi desenvolvida por uma abordagem qualitativa; no processo de coleta de dados dói utilizada a conversa coletiva como instrumento que foi orientada por um roteiro contendo questões relativas ao tema. Para produzir respostas às questões propostas, nos fundamentamos em diversos autores que discutem o tema como Cavalcante e Dantas (2006), Souza e Tussi (2009), Prati e Kruel (2012), Pessolato, Turatti e Silva (2011), Nadal (2009), Lindino e Martins (2003), dentre outros. Sabemos que há uma representação significativa da influencia educativa dos espaços na aprendizagem da criança/aluno, cada um destes irão perceber estes espaços de forma diferenciada e ao mesmo tempo irão identificá-los de acordo com suas preferências. Por isso é necessário levar em consideração os espaços que as crianças preferem para que assim se favoreça o processo de ensino/aprendizagem da criança.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Endereço postal

 

Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes Pró-Reitora de Extensão Coordenação Editorial da Revista Intercâmbio

Av. Ruy Braga, Predio 05, Sala 210, Campus Universitário Prof. Darcy Ribeiro CEP: 39401-089 - Montes Claros / MG

 

Contato Principal

Daniela Imaculada Pereira Costa
Telefone: (38) 3229-8160
E-mail: revista.intercambio@unimontes.br

Secretários Executivos

Iury Veloso - Antony Willian 
Telefone: (38) 3229-8300
E-mail: revista.intercambio@unimontes.br