@CCESSNET: DICIONÁRIO ANIMADO DE LIBRAS

Felipe da Rocha Henriques, Thiago Ferreira Penteado, Lucienne Veloso Brito, Neila Marcelle Gualberto-Leite, Caribe Zampirolli de Souza, Lucas Santos Roriz Caribé, Filipi Maciel R. Jardim

Resumo


As Tecnologias Assistivas (TAs) são ferramentas que ajudam pessoas com necessidades específicas a terem maior autonomia e serem incluídos na sociedade. Neste trabalho, foi desenvolvida uma página web acessível a pessoas com necessidades visuais e aos surdos. O @ccessnet é um dicionário animado de LIBRAS que tem por objetivo apresentar animações na Língua Brasileira de Sinaispara auxiliar estudantes Surdos. Para cada palavra, a página webexibe uma animação em LIBRAS e uma explicação do conceito envolvido. Esses estudantes podem acessá-lo e usar a ferramenta em aulas, ou para estudo individual. O objetivo desta ferramenta é auxiliar estudantes com tais necessidades no processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Libras; dicionário; animação.


Referências


BARROSO A. B. A Pessoa-Planta e outras Simbioses Pós-Educacionais. Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. Brasília, DF. 2012.

BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre - RS, 2013. Disponível em http://www.assistiva.com.br.

BRASIL. SDHPR - Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência - SNPD. 2009. Disponível em:http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/publicacoes/tecnologia-assistiva , Acesso em 29/01/2015.

CLUA E. W. G., BITTENCOURT J. R. Desenvolvimento de Jogos 3D: Concepção, Design e Programação. XXIV Jornada de Atualização em Informática do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. São Leopoldo. 2005.

DECRETO Nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004 - DOU de 03/122004. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm . Acesso em 29/01/2015.

DOSVOX, http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/intro.htm, acessado em 11/06/15 às 17:28

GIROTO, C. R. M., POKER, R. B., OMOTE, S. As Tecnologias nas Práticas Pedagógicas Inclusivas. Editora Cultura Acadêmica. 2012.

GOMES, A. S. ; SCAICO, P. D. ; SILVA, L. R. A. ; SANTOS, I. H. B. . Culturadigital na escola: habilidades, experiências e novas práticas. 1. ed. Recife: Pipa Comunicação, 2015. v.

HENRIQUES, F. R., BRITO, L. V. Tecnologia Assistiva Aplicada à Educação: Possibilidades e Oportunidades. III Fórum Distrital de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. Brasília, DF. 2014.

NETO H. M., SILVA M. L., FRERÈ A. F. Modelagem de Humanóide e Simulação da Respiração para Auxiliar a Conscientização de Dependentes Químicos em Relação a sua Dependência. X Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. Florianópilos, SC. 2006.

MIRANDA C. J. A., MIRANDA T. L. O ensino de Matemática para alunos surdos: quais os desafios que o professor enfrenta? Revemat, 06: 31 -46, 2011. DOI 10.5007 1981 -1322.2011 v6n1p31.

SACRISTAN, J. Gimeno. O Currículo Uma Reflexão Sobre a Prática. 3ª Edição. Porto Alegre. Artmed. 2000.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Endereço postal

 

Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes Pró-Reitora de Extensão Coordenação Editorial da Revista Intercâmbio

Av. Ruy Braga, Predio 05, Sala 210, Campus Universitário Prof. Darcy Ribeiro CEP: 39401-089 - Montes Claros / MG

 

Contato Principal

Jussara Maria de Carvalho Guimarães
Telefone: (38) 3229-8160
E-mail: revista.intercambio@unimontes.br

Daniela Imaculada Pereira Costa
Telefone: (38) 3229-8160
E-mail: revista.intercambio@unimontes.br

Secretário Executivo

Icaro George Lanzarini Pimentel
Telefone: (38) 3229-8300
E-mail: revista.intercambio@unimontes.br